domingo, 30 de janeiro de 2011

Mimos, muitos mimos...! :)

Da Filomena Rebelo:

Só hoje, ao ver a tua foto, me apercebi da tua caminhada. Li o teu blog e senti-me pertinho de ti... como no tempo em que dei formação contigo, já lá vão uns aninhos!!! Quero dizer-te, que apesar da tristeza que senti, vi-te hoje como sempre te vi... Um mulher forte, decidida, informada, assertiva, bem disposta e com AQUELE SORRISO LINDO DE SEMPRE. Vi-te a preparar as formações e a mandar umas bocas pelo meio, vi-te a avaliar o trabalho e a valorizar a parte humana das formandas com mais dificuldades, vi-te a falar do projecto de rua (Já não me lembro do nome) e os olhos a brilhar quando tratavas pelo nome toda a gente, vi-te... e arrependo-me de nunca te ter seguido... quando me dizias: Um dia ainda vens connosco!!!... e sorrias, como só tu. E é assim Anabela que te continuo a ver... agora, ainda com mais admiração. TU ÉS LINDA, TU ÉS FORTE, TU ÉS UM EXEMPLO, TU ÉS UMA VENCEDORA... Beijinhos e um abraço... Não levo jeito para aparecer, mas estou aqui para o que for necessario... estou-me a lembrar... aspirar a casa... ir às compras... fazer de motorista... Beijinhosssssssssss
 
Isto assim não vale, fizeste-me chorar...! ;)

Deixo-vos, COMIGO...

Entrei em fase de estágio para a queda de cabelo... Ora espreitem......!


As reacções na rua têm sido, do melhor!!! Obrigado a todos...

sábado, 29 de janeiro de 2011

A ti, mero desconhecido...

Não leva muito tempo, numa conversa com a minha médica oncologista, conversávamos sobre o porquê de surgirem certas coisas nas nossas vidas e que a interpretação e a leitura das mesmas só surge passado muito tempo depois, mas surge... Há sempre uma razão, ainda que nós não tenhamos a preocupação de nos questionarmos porquê! Ambas concordamos que há sempre algo de positivo a retirar das mais diversas experências de vida... Eu já aprendi mais qualquer coisa...
Desde há 3 anos a esta parte, um episódio da minha vida pessoal ensinou-me a ser muito, mas mesmo muito selectiva nas minhas amizades. Para contar os meus AMIGOS de verdade, chegam-me 5 dedos de uma mão! Depois há aqueles que não sendo propriamente AMIGOS, são pessoas chegadas e por eles nutrimos um carinho e um cuidado muito grandes. 
Pois, eu cada vez mais me desiludo com essas pessoas chegadas... Sabendo que estou a passar por uma fase menos boa da minha vida, não telefonam, não mandam sms, não fazem rigorosamente nada... Haja coragem para tamanha crueldade e frieza! 
Surpreendentemente há meros cidadãos anónimos que se cruzam comigo na rua, no instituto, na sala de espera da fisioterapia, nos mais diversos locais e aprecebendo-se de algo sorriem, piscam o olho, quase que a dizer: "Coragem ,tudo vai correr bem"! Não sei quem são essas pessoas, mas retribuo com o meu famoso sorriso, que os meus AMIGOS tanto prezam... É bom, reconfortante, dá-nos coragem e alento!
Um grande bem hajas, mero desconhecido! Fazes bem mais do que tantos outros que me conhecem há anos e permanecem impávidos e serenos! 
OBRIGADO! ;)     

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pedaços de mim, de quem eu tanto amo...

Do meu, ORGULHOSAMENTE meu, Bruno (sobrinho e afilhado)...

"Rever tudo o que precisamos, e necessitamos para o futuro, para construir um castelo forte, que abrigue quem mais gostamos. O meu castelo está em construcção, mas do que está construido, podes ter a certeza que estarás sempre lá, e estarei sempre aqui para te apoiar. Beijinhos TIA!"

Da minha, ÚNICA e PRECIOSA, Mónica (sobrinha)...

"Tal como Pablo Picasso uma vez afirmou "Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol". Sem dúvida alguma que tu és uma dessas pessoas. Desde pequen...ina que sempre quis ser como tu! Ter essa garra e essa força que te levam sempre mais além... Percorrer o arco-íris da vida não é fácil mas todos sabemos que no fim há sempre um tesouro há espera de ser descoberto. O percalço que a vida te trouxe apenas fez com que mostrasses a muita gente a grande mulher que desde que me lembro me inspira, apenas te levou a uma nova cor do arco-íris =)
Enfrentaste a situação como poucos o fazem e isso vai ser um exemplo que para sempre ficará na minha memória.Adoro-te do fundo do meu coração...
Por tudo aquilo que és, por tudo aquilo que me mostraste e pela quantidade de vezes que me inspiraste o meu muito obrigada Ti *.*
Desculpa não ter estado tão presente quanto devia nesta fase um pouco mais complicada da tua vida mas as coisas para a faculdade têm dado comigo em doida...
No entanto, e embora muitas vezes possa não parecer, acompanhei sempre de perto os teus passos através do teu blog (onde ainda não sei porque não consigo deixar nenhum comentário).
Sei que as coisas se vão resolver pelo melhor e estarei sempre aqui quando precisares de mim. Estamos todos a torcer por ti =)
Beijocas muito grandes e um abraço enorme!!!"

São estas as palavras que alimentam o meu dia a dia e o meu ânimo! Digam lá se não são verdadeiramente deliciosas? ;)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

" O valor das pessoas, por Nuno Ferreira

"Valor
do Lat. Valore s. m., o que uma coisa vale; preço; importância; qualidade inerente a um bem ou serviço que traduz o seu grau de utilidade; qualidade daquele ou daquilo que tem força; valia; estimação; valentia; coragem; mérito; préstimo;

Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” duma amizade? Qual a valia de um familiar?
Somos pequenos “pedaços de madeira” perdidos neste “mar” a que chamamos sociedade, pedaços de madeira como aqueles que podem ser apanhados por qualquer pessoa numa praia, atirados, mal tratados, espezinhados, mas que também podem ser acarinhados, bem tratados, limados e polidos pelas mãos de quem soube dar “valor” e vê a beleza e o potencial que está por detrás desse pedaço de madeira…
Gosto de me ver como um “pedaço de madeira” que é o resultado de tudo o que já passou e vai passando, algumas mossas, muitos golpes e feridas, mazelas q.b., mas também limado, concertado, polido e até mesmo transformado numa bela caixa que apesar de ter algumas arestas, defeitos, falhas por limar e algumas imperfeições, guarda muito “valor” lá dentro.
A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, não se lhes vê alguma mais valia, mérito ou préstimo, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras. Quantos de nós não demos valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa? Quantos não se arrependeram da forma como tratámos alguém quando sentimos na pele o mesmo trato? Quantos de nós não seremos no nosso dia-a-dia pessoas sem “valor”???
Muitas pessoas não se apercebem que rebaixam quem está à sua volta apenas para terem as pessoas que as rodeiam ao seu nível, em vez de tentarem ser melhores pessoas, em vez de fazerem algo por si e pelos outros.
Apesar do nosso valor estar na importância que temos para as pessoas que nos rodeiam, está também e principalmente na nossa própria valorização, no nosso mérito, nas nossas virtudes, na capacidade de tentarmos e querermos ser melhores.
Somos melhores quando nos superamos a nós próprios, não quando superamos os outros.
Muitas vezes não valorizamos as pessoas que nos rodeiam, que nos apoiam, que estão lá para nós quando precisamos, porque essas pessoas tomamos como garantidas. Nada é garantido, tudo é efémero, passageiro. De um dia para o outro podemos perder alguém querido, sem termos oportunidade de lhe dizer e mostrar o quão importantes eram e quanto valiam para nós. Sortudos aqueles que fazem por isso e o conseguem antes que seja tarde demais!
Volto a repetir as perguntas: “Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” duma amizade? Qual a valia de um familiar?”
Não pensem naquilo que já perderam durante a vida, isso não voltará, pensem sim naquilo que podem estar a perder e podem vir a perder por não valorizarem quem está à vossa volta!"

Pensem nisto... Nunca como agora, esta pequena missiva fez/faz tanto sentido para mim... Vamos sempre a tempo... :)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Surgiu o dia "D"...

E foi assim que surgiu o tão receado dia... Ontem, dia 18 de Janeiro fiz a minha primeira sessão de quimioterapia. Apesar de me encontrar muito receosa, correu tudo lindamente! Efeitos secundários? Um ligeiro mal estar, algum cansaço, mas tudo perfeitamente suportável....
Declaro vencida a segunda grande batalha... A primeira a cirurgia, a segunda a primeira sessão de quimioterapia... Eu sei que ainda faltam algumas, mas com esta é menos uma... É um passo dado em frente para o fim deste pesadelo, por muito longínquo que ele seja! Passo a passo eu chego lá... Eu sei que sim!!!
Bj enorme e é claro um sorriso, o MEU sorriso...
Fui...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mais um dia...

Hoje acordei para mais um dia... Com uma calma e tranquilidade que me caracterizam ultimamente! Não sei muito bem explicar como, mas aqui estou eu, a viver um dia de cada vez, sem ânsias e com um sorriso nos lábios... Li recentemente uma frase de Aristóteles que me marcou muito: "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos". Neste momento, sinto-me realmente assim, como se Deus me tivesse escolhido para mais esta difícil jornada sem no entanto deixar de me dar todas as armas para a percorrer e enfrentar! Ei-la, não vale a pena fugir... Há que encarar, ela é minha e só minha, mas como dizia a Liliana aqui há dias neste blog, levo uma legião de pessoas comigo de mãos dadas e que fazem questão de me relembrar que apesar de minha, esta jornada não é solitária!
Um beijo do tamanho do mundo e arredores....
Fui...



domingo, 16 de janeiro de 2011

Os meus tesouros...

Aproxima-se a passos largos a realização da primeira sessão de quimioterapia. Os exames estão feitos, agora é só aguardar.... Senti-me na obrigação de "conversar" com os meus sobrinhos mais velhos sobre as consequências que irei sofrer com a quimioterapia, nomeadamente a queda de cabelo. Eis as reacções:

" Não te preocupes tia, eu sei que vais ser sempre a mesma, o cabelo era e é apenas algo mais na vida de uma pessoa. Espero que a quimio corra bem (vai correr bem) e lembra-te que vou estar sempre aqui para o que precisares. Também gosto muito, muito de ti. Beijos. João"...

"TIA, ADORO-Te. O cabelo é só um adereço, mas o que és por dentro é um infinito de alegria e força que nos puxa a todos, para travarmos esta luta, que não é só tua, pois não estás sozinha, é de todos e já sabes quando precisares, as minhas duas mãos vão estar sempre lá a puxar, para que tudo te corra bem. Bjinho. Bruno..." 

É impossível ficar indiferente. São mesmo uns tesouros, os MEUS tesouros! São uma das minhas fontes de coragem e força! ADORO-OS do fundo do meu coração... Estão sempre, sempre, sempre comigo...




quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Novidades...

Olá!
Na passada segunda.feira iniciei as sessões de fisioterapia! Ufa, que alívio! :)
Ontem conheci mais um anjo na terra.... Tive a minha primeira consulta de oncologia com a Dr.ª Margarida Damasceno (uma pessoa fantástica) e discutimos todo o meu processo de tratamento. Vou iniciar quimioterapia a curto prazo, no entanto e segundo a Dr.ª Margarida as perspectivas de alcançarmos um tratamento com sucesso são óptimas. :)
Tenho a perfeita noção que vem aí a segunda grande batalha. Mas também sei que "dos fracos não reza a história", por isso mesmo peço a Deus que me continue a dar a força, a coragem, a garra e a determinação que tenho tido até então...
"O caminho faz-se caminhando" e sei que que este passo não pode ser dado por mais ninguém senão por mim, por isso há que arregaçar as mangas e seguir em frente!


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O meu sorriso...

Ei, pst...! Sim tu, que estás a ler esta mensagem (independentemente de quem sejas), diz-me: quando olhas para mim, o que te diz o meu sorriso? Sempre me disseram que tinha um sorriso lindo e que deveria sorrir mais vezes. Pois é, ironia do destino, nunca sorri tanto como agora! Sorrio ao mundo, aos amigos, ao sol, à chuva, ao facto de poder disfrutar de todos eles...
Eu "ganhei" numa viagem com um bilhete que não comprei nem nunca compraria, nem para mim nem para ninguém, independentemente de quem fosse. Forçosamente tive de embarcar e eis que me encontro longe do regresso, na sua plenitude. Cada dia que passa encontro-me mais perto disso, no entanto nem tudo são rosas... Apesar dos espinhos que vou encontrando, o meu sorriso acompanha-me sempre, no meu dia a dia, independentemente do que sinta, dos medos que tenha, dos fracassos que possa vir a encontrar! É de facto lindo....!
Quando olhares para mim, não fiques triste, não chores por mim ... LUTA comigo! Concentra-te no meu sorriso e devolve-me um voto de companhia e de luta sorrindo para mim também.
Hoje e cada vez mais, eu sorrio ao mundo, pelo que ele me oferece neste momento, no que ainda me poderá vir a oferecer. Basta querer e desejar com muita, muita, muita força!
Deixo-vos hoje com o meu LINDO sorriso...




quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Olhares indiscretos...

Para um doente com cancro não há nada mais irritante que os olhares indiscretos e o burburinho que escutamos à nossa passagem. Senão vejamos, hoje deparei-me com uma situação em que a pessoa teve de saber impreterivelmente que eu tinha uma doença de foro oncológico. Se vocês pudessem testemunhar o olhar piedoso e condenatório que me lançou...! Bem, fico completamente desvairada com este tipo de atitudes... Eu estou "CONDENADA" sim, mas a muitos anos de convívio com os que me querem bem, com os que privam da minha companhia e vice versa, "CONDENADA" a muitos sorrisos, muitos abraços, muitas vitórias, muitos sucessos, pessoais e profissionais. A esses sim, eu brindo e ergo a taça!
Se vocês tivessem a noção da diferença que ocorre no semblante de algumas pessoas quando eu me dirijo a um local para me ser prestado um serviço enquanto cidadã, e o olhar surumbático que revelam após terem conhecimento que sou doente de foro oncológico... Bem, é pura e simplesmente revoltante!!!! Ocorre aquele olhar misericordioso, piedoso, o qual me irrita de sobremaneira... Seguem-se comentários deploráveis tais como: "É tão nova, olhe o que lhe foi acontecer! Porque é que tinha de lhe acontecer isto? Logo a si..." CREDO, parece que tenho lepra...
MAS, afinal de contas quem é que está doente aqui? São elas ou sou eu? Eu sinto-me óptima, muitas das vezes nem me lembro do que tenho... Prossigo com a minha vida de forma normalíssima: já estou a trabalhar (e estou super feliz por isso), sinto-me útil, feminina, bonita, realizada... O que é que querem mais?
Deixem-se de cenas e observem os exemplos de força, coragem e determinação...
Sejam felizes e deixem os outros sê-lo também, ainda que há sua maneira!!!
Fui... e desta vez vou de bicla! :)



  
   

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Uma amiga enviou-me isto por email, eu achei delicioso e resolvi partilhá-lo convosco! Ora leiam...

"O Nó no Lençol:

Numa reunião de pais numa escola da periferia, a professora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos e pedia-lhes que se fizessem presentes o máximo de tempo possível...
Considerava que, embora a maioria dos pais e mães trabalhasse fora, deveria arranjar tempo para se dedicar às crianças.
Mas a professora ficou muito surpreendida quando um pai se levantou e explicou humildemente, que não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava a dormir. Quando voltava do trabalho já era muito tarde e o filho já não estava acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava compensá-lo indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.
E para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A professora emocionou-se com aquela história e ficou surpreendida quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O facto faz-nos reflectir sobre as muitas maneiras de as pessoas se fazerem presentes, de comunicarem com os outros.
Aquele pai encontrou a sua, que era simples mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó, o que o pai estava a dizer.
Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais do que presentes ou a presença indiferente de outros pais.
É por essa razão que um beijo cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro...
É importante que nos preocupemos com os outros, mas é também importante que os outros o saibam e que o sintam.
As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem reconhecer um gesto de amor.
Mesmo que esse gesto seja apenas um nó num lençol..."
(A.D)
Ultimamente, o meu lençol tem aparecido com mais nós do que o costume! É bom sinal...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A ti...

Há datas que não se esquecem... Faz hoje um mês e um dia que entraste na minha vida, sem pedir autorização! Soube da tua existência da pior forma possível, mas felizmente encontrei no meu caminho pessoas que me ajudaram a fazer-te frente. Sim tu, CANCRO, doença medonha e tão cruel, temida por tanta gente, fizeste questão de te cruzares no meu caminho. MAS, quero que saibas que NUNCA, mas NUNCA te vou deixar ser mais forte do que eu! NUNCA, ouviste?
Eu estou no bom caminho e com a minha força e a de todos os que me querem bem e fazem questão de estarem presentes, não te vou deixar levar a melhor. O facto de teres aparecido na minha vida tornou-me ainda mais forte, mais serena, tranquila e atenta às boas coisas da vida.
No que depender de mim e da minha força de vontade, tens os dias contados... Fui.....







domingo, 2 de janeiro de 2011

"Felicidade interior", por Nuno Ferreira

Deixem que partilhe convosco algo escrito por um amigo virtual... Transmite aquilo que sinto e penso neste momento da minha vida! :)
 
"É espantoso como algumas vezes o apoio chega de longe, é impressionante como a felicidade está longe e ao mesmo tempo tão perto.
Muitas vezes as coisas não são como queremos, os sonhos desfazem-se tão facilmente como aparecerem.
Para esses momentos em que a realidade nos deixa um pouco em baixo e atordoados, aparecem aquelas pessoas que com uma pequena palavra, um pequeno gesto, um ouvido atento, conseguem fazer-nos sorrir e nos mostram que a vida não é feita de tudo aquilo que queremos, mas sim feita de tudo aquilo que encontramos na nossa pequena estadia por cá.
Aquilo que somos, é aquilo que sabemos ser, mas muitas vezes, é aquilo que deixamos transparecer.
O melhor apoio que podemos ter, é o apoio de quem sabe ver para além das aparências.
A felicidade pode estar perto, pode estar longe, mas no fim de tudo, nunca se esqueçam que está e sempre estará dentro de nós, no nosso coração!
Pensem nisso!"
 
Simples e verdadeiro... :)

sábado, 1 de janeiro de 2011

Ano novo, votos renovados...

Terminou mais um ano, o qual na recta final me pregou uma grande rasteira. Uma vez li que "Deus nunca nos envia uma carga que nós não consigamos suportar"... Assim acredito! Nos últimos tempos, pus-me à prova, fi-lo com outras pessoas e algumas houve que se acobardaram e desapareceram, a todas elas eu desejo a maior sorte do mundo! Não trago qualquer tipo de ressentimento comigo, nada disso! Quando penso nelas impera um misto de sentimentos que oscilam entre a felicidade e a tristeza - "Tristeza por não serem como eu e felicidade por eu não ser como elas" (A.D.). Nunca, mas NUNCA em situação semelhante eu seria capaz de abandonar alguém, mas adiante...
Retomei o meu trabalho no dia 27 de Dezembro e sinto-me lindamente! Tenho sido muito acarinhada por todos e no local de trabalho impera a boa disposição, da qual eu sentia uma falta imensa...
Hoje iniciamos um novo ano... Aproximam-se a passos largos muitas mudanças: vou iniciar fisioterapia (estou muito, muito ansiosa que chegue), os tratamentos de quimioterapia e outros que tais. Continuo de pedra e cal! Sei que não vai ser fácil, mas a força e a coragem que trago comigo não me vão deixar desistir. Eu sei que não... Não pretendo deixar de trabalhar, faz parte da minha luta! O trabalho para mim é terapêutico, sempre foi! :)
Cada dia que passo dou mais valor à vida, aos que me querem bem, a um bom vinho, a um sorriso...
A guerra prossegue, aproxima-se a próxima batalha... Quanto a mim, cá estarei e sei que não estou sozinha... :)
Para todos um BEIJO DO TAMANHO DO MUNDO!!!!