quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Olhares indiscretos...

Para um doente com cancro não há nada mais irritante que os olhares indiscretos e o burburinho que escutamos à nossa passagem. Senão vejamos, hoje deparei-me com uma situação em que a pessoa teve de saber impreterivelmente que eu tinha uma doença de foro oncológico. Se vocês pudessem testemunhar o olhar piedoso e condenatório que me lançou...! Bem, fico completamente desvairada com este tipo de atitudes... Eu estou "CONDENADA" sim, mas a muitos anos de convívio com os que me querem bem, com os que privam da minha companhia e vice versa, "CONDENADA" a muitos sorrisos, muitos abraços, muitas vitórias, muitos sucessos, pessoais e profissionais. A esses sim, eu brindo e ergo a taça!
Se vocês tivessem a noção da diferença que ocorre no semblante de algumas pessoas quando eu me dirijo a um local para me ser prestado um serviço enquanto cidadã, e o olhar surumbático que revelam após terem conhecimento que sou doente de foro oncológico... Bem, é pura e simplesmente revoltante!!!! Ocorre aquele olhar misericordioso, piedoso, o qual me irrita de sobremaneira... Seguem-se comentários deploráveis tais como: "É tão nova, olhe o que lhe foi acontecer! Porque é que tinha de lhe acontecer isto? Logo a si..." CREDO, parece que tenho lepra...
MAS, afinal de contas quem é que está doente aqui? São elas ou sou eu? Eu sinto-me óptima, muitas das vezes nem me lembro do que tenho... Prossigo com a minha vida de forma normalíssima: já estou a trabalhar (e estou super feliz por isso), sinto-me útil, feminina, bonita, realizada... O que é que querem mais?
Deixem-se de cenas e observem os exemplos de força, coragem e determinação...
Sejam felizes e deixem os outros sê-lo também, ainda que há sua maneira!!!
Fui... e desta vez vou de bicla! :)



  
   

6 comentários:

  1. Olá amiga,espero que apesar de tudo tenha corrido tudo bem com o delegado...
    Amanhã dou um toque (hoje não quiseste falar :( )
    Não fiques aborrecida da maneira como te olham, no fundo e apesar de tudo considero que seja "normal" pois até tu se calhar já tiveste essa reacção...
    Choca qualquer pessoa seja qual for a idade... muitas vezes só temos a noção quando estamos diante da própria pessoa!!!
    Temos que ir jantar que me dizes???
    Pôr aconversa em dia...

    Bjinhos e continua....

    ResponderEliminar
  2. E já agora a foto diz-me alguma coisa!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo ... o cancro é uma doença cada vez mais comum, segundo as últimas estatísticas que conheci, em Portugal com maior prevalência do que as cardio-vasculares. O cancro da mama tem uma elevadíssima percentagem de cura ... por isso, desvaloriza ... é esse o espírito. Aproveitar tudo o que temos de bom ...

    Beijinhos
    Jacinta

    ResponderEliminar
  4. Na maior parte das vezes lançamos esses olhares, não por pena ou por misericórdia, mas muitas vezes por medo.
    É muito difícil, às vezes, escondermos as nossas emoções, principalmente, quando temos um trabalho que nos obriga a contactar com pessoas.
    Acredita que sei do que falo. Nem todas as pessoas reagem á doença da mesma forma. Se por um lado corremos o risco de ser "piegas" de mais, por outro podemos ser demasiado frias, porque reagimos com naturalidade "a mais".
    Enfim, não é fácil, de qualquer modo fiquei muito feliz por saber que estás bem e que lidas com a situação de uma forma tão positiva. Li algures que "as coisas não acontecem por acaso, há sempre uma razão de ser, mesmo que não a consigamos entender naquele momento"... e eu sinto que és muito forte.
    Continua com essa força e tem um bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu hoje senti esses olhares quando fui fazer a ecografia mamaria e a mamografia e olha, a minha atitude eh de olhar para elas bem de frente. E depois estou ah converseta com o meu amor e a rir. Quero mostrar que ter cancro, ou no caso fazer quimio, nao nos tira a boa disposicao, a fe, a alegria.
    Nao creio que olhem por mal, mas pensam como dizes "uma rapariga tao nova..."
    So que cada vez mais aparecem raparigas novas.
    Os olhares nao me incomodam. Antes de ter cancro nunca me importei com o que as pessoas pensavam de mim e agora depois desta luta toda, muito menos! :D

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente a sociedade é mesmo assim, a única maneira de lidar com ela é olhar directamente para as pessoas e ignorar o que elas possam murmurar ou dizer.

    As pessoas só têm a importância que nós lhe damos.

    bjo**

    ResponderEliminar